Histórico

Construida em 1986, na Gestão do 1º Prefeito de Icapui, José Airton Cirilo, a Escola contava apenas com três salas de aulas, atendendo os alunos que a procuravam, funcionando  nos horários da manhã e tarde, com as séries iniciais. O nome escolhido pela comunidade foi de Escola de 1º grau Professora Maria Edilce Barbosa, em homenagem a uma das primeiras professoras da comunidade.
Os professores eram leigos, porém tinham compromisso com os alunos, apesar de precisarem de treinamentos o qual foi encaminhado pela Secretaria de Educação.
Com o passar do tempo a Escola não atendia a demanda de alunos que a procuravam, sendo necessário ampliar mais duas salas de aula e contratar novos profissionais, com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade  de ensino-aprendizagem. Em parceria com a Educação Estadual eram realizados  mensalmente curso de aperfeiçoamento, com isso preparando melhor os profissionais.
No ano de 2011, por uma exigência da nova LDB, houve uma modificação na estrutura educacional das escolas. O sistema educacional de ensino sofreu algumas alterações no que diz respeito a organização das séries, a qual passou a denominar-se Escola de Ensino Fundamental Professora Maria Edilce Barbosa. Hoje a escola conta com um quadro de professores, fazendo Graduação, Graduados e Pós-Graduados, o que favorece a realização de uma educação que prepara para a formação do educando em parceria com a familia. A Escola recebe alunos de: Praia do Ceará, Barrinha de Manibu, Manibu, Corrego do Sal, Peixe-Gordo (Vila e Praia) Melancias de Cima (Praia) Melancias de Baixo(Praia), Tremembé e Quitérias.